EDUCAÇÃO ONLINE 7 DICAS PARA SER MAIS EFICAZ

Com o aproximar do regresso às aulas online eis algumas dicas para melhorar o desempenho online

ensino online explicações portimao

Com as escolas novamente encerradas como medida de prevenção contra o coronavírus a temática da educação online está novamente na ordem do dia.

Famílias e professores veem novamente no horizonte o desafio do EaD que não sendo a melhor opção é a resposta possível. No entanto este modelo de ensino tem técnicas diferentes das utilizadas no modelo presencial.

Vejamos algumas sugestões para um ensino online mais produtivo:

1 – Estabelecer normas e regras. Contribuindo assim para o bom funcionamento das aulas online onde a segurança é uma prioridade.

2 – Focar-se no essencial fazendo sessões mais curtas. Uma aula online não tem que ter tudo aquilo que teria numa aula presencial.

3 – Comunicar claramente os objetivos e os resultados esperados. De forma objetiva deve dizer-se que resultado se espera que os alunos alcancem no final da aula.

4 – Criar uma lista com as tarefas a realizar na aula e certificar-se que os alunos as realizaram.

5 – Preparar os alunos para a temática da aula. Caso se pretenda apresentar algo novo deve ter-se em atenção se são necessários conhecimentos prévios que podem ser disponibilizados antes do início da aula.

6 – Utilizar os recursos disponíveis online. Existem inúmeros recursos:

  • A Escola Virtual uma  plataforma educativa digital que voltou a disponibilizar de forma gratuita os seus serviços.
  • O Kahoot uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, que procura de forma divertido e pedagógico gerar um ranking de alunos, de acordo com a rapidez e o número de respostas corretas às questões.
  • O Padlet é um painel virtual com informações que podem ser facilmente movidas, partilhadas e integradas. 

7 – Incentivar a interação entre alunos. Apesar do ensino ser à distância, deverá incentivar-se a interação e a proximidade entre os colegas, com momentos de debate e trabalhos de grupo.

Deve tirar-se o máximo partido destas e de outras metodologias de educação para que a educação online não seja apenas um prolongamento do ensino presencial.

explicações apoio escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *