Com o aproximar do regresso às aulas online eis algumas dicas para melhorar o desempenho online
Com as escolas novamente encerradas como medida de prevenção contra o coronavírus a temática da educação online está novamente na ordem do dia.
Famílias e professores veem novamente no horizonte o desafio do EaD que não sendo a melhor opção é a resposta possível. No entanto este modelo de ensino tem técnicas diferentes das utilizadas no modelo presencial.
Vejamos algumas sugestões para um ensino online mais produtivo:
1 – Estabelecer normas e regras. Contribuindo assim para o bom funcionamento das aulas online onde a segurança é uma prioridade.
2 – Focar-se no essencial fazendo sessões mais curtas. Uma aula online não tem que ter tudo aquilo que teria numa aula presencial.
3 – Comunicar claramente os objetivos e os resultados esperados. De forma objetiva deve dizer-se que resultado se espera que os alunos alcancem no final da aula.
4 – Criar uma lista com as tarefas a realizar na aula e certificar-se que os alunos as realizaram.
5 – Preparar os alunos para a temática da aula. Caso se pretenda apresentar algo novo deve ter-se em atenção se são necessários conhecimentos prévios que podem ser disponibilizados antes do início da aula.
6 – Utilizar os recursos disponíveis online. Existem inúmeros recursos:
- A Escola Virtual uma plataforma educativa digital que voltou a disponibilizar de forma gratuita os seus serviços.
- O Kahoot uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, que procura de forma divertido e pedagógico gerar um ranking de alunos, de acordo com a rapidez e o número de respostas corretas às questões.
- O Padlet é um painel virtual com informações que podem ser facilmente movidas, partilhadas e integradas.
7 – Incentivar a interação entre alunos. Apesar do ensino ser à distância, deverá incentivar-se a interação e a proximidade entre os colegas, com momentos de debate e trabalhos de grupo.
Deve tirar-se o máximo partido destas e de outras metodologias de educação para que a educação online não seja apenas um prolongamento do ensino presencial.

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